O QUE É A FILOSOFIA CLÍNICA?




A Filosofia clínica, uma nova abordagem terapêutica,  foi criada em fins da década de 1980, pelo filósofo brasileiro Lúcio Packter, do Rio Grande do Sul, fundador do Instituto Packter. Segundo Packter, a Filosofia clínica "direciona e elabora, a partir da metodologia filosófica, procedimentos de diagnose e tratamento endereçados a questões existenciais encontradas em hospitais, clínicas, escolas, ambulatórios e outros espaços.  As técnicas diferem dos métodos e fundamentos da Psicologia, da Psiquiatria e da Psicanálise: não existe o conceito de normalidade, de patologia; não existem concepções a priori como ‘o homem é um ser social’, ‘o homem busca a felicidade’. Tudo parte da historicidade da pessoa atendida, percorrendo-se desde o logicismo formal até a epistemologia nas questões focadas no diagnóstico dos problemas. A fundamentação das questões parte da Filosofia acadêmica, inteiramente, com seus escritos e autores. Está baseada no Logicismo, na Epistemologia, na Fenomenologia, na Historicidade, no Estruturalismo e na Analítica da Linguagem, entre outras abordagens".

A Filosofia Clínica é parte da Filosofia acadêmica direcionada à clínica. É uma atividade utilizada em consultórios, hospitais, escolas, empresas e instituições por todo o país. A partir dos trabalhos do filósofo Lúcio Packter, essa nova abordagem terapêutica vem sendo difundida pelo Brasil e no exterior. A Filosofia Clínica tem sido vivenciada por mestres, doutores e profissionais de diversos segmentos, incluindo as áreas de educação e saúde, em dezenas de cidades brasileiras.  

A maneira mais rápida, ainda que introdutória, de conhecer os pressupostos básicos da Filosofia Clínica, é acessando o livro base: Filosofia Clínica – Propedêutica, de Lúcio Packter, que pode ser lido gratuitamente. Para acessar, clique aqui.


CERTIFICAÇÃO
  1. Certificado B – Habilitação à pesquisa. O aluno não pode exercer a clínica, mas pode prosseguir os estudos nessa direção, fazendo os pré-estágios e estágios supervisionados, além da possível complementação exigida em cada Centro (certificação emitida em parceria com o ITECNE - Instituto Tecnológico e Educacional.
  2. Certificado A – Habilitação à atividade clínica. Fornecidos a alunos que preencham os critérios de obtenção do Certificado B e que acrescentaram a essa formação o pré-estágio e o estágio supervisionado, sendo acompanhados e aprovados por um professor titular em um Centro de formação presencial. Atenção: para chegar ao Certificado A, o aluno deve, necessariamente, ser graduado em Filosofia. (certificação emitida em parceria com o Instituto Packter)

Um código de ética, que também funciona como autorregulamentação, permeia a atuação e as atividades dos especialistas em Filosofia Clínica e dos Filósofos Clínicos, sob a orientação do Instituto Packter.